Aplicação da Grafologia

30 out 2020 | Grafologia

Embora não seja reconhecida como profissão em nosso País, a aplicação da grafologia é constante e tem trazido para seus adeptos excelentes resultados.

Sobre a aplicação da grafologia podemos destacar o uso em alguns campos de atuação:

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL: Neste caso, a Grafologia é utilizada como instrumento complementar para enriquecer um processo de recrutamento e seleção, um treinamento, uma promoção, uma admissão, etc. A grafologia vem aperfeiçoar as técnicas dos Recursos Humanos da empresa acarretando credibilidade e eficácia.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCACIONAL: Através da análise grafológica, destaca-se o interesse e capacidade do indivíduo, podendo assim direcioná-lo e orientá-lo corretamente no que se refere ao aproveitamento de suas aptidões e sua satisfação pessoal.

DIAGNÓSTICO MÉDICO: A Grafologia pode ser utilizada neste campo como um auxílio para o médico definir precisamente casos patológicos como: hipocondria, esquizofrenia, paranóia, etc.

FALSIFICAÇÕES: Talvez seja a área que mais utiliza a Grafologia em nosso País. Através da grafotecnia, o especialista pode avaliar um texto falsificado ou com letra dissimulada e definir o verdadeiro autor. Destaca-se neste campo de atuação os trabalhos desenvolvidos no Instituto Carlos Éboli – Rio de Janeiro e na UNICAMP – Campinas.

GRAFOTERAPIA: O uso da Grafologia na Grafoterapia tem por objetivo atenuar, sanar características da personalidade, através de exercícios específicos. Ou ainda auxiliar no tratamento de doenças como depressão, ansiedade, etc. O grafólogo não realiza grafoterapia, apenas o médico ou o psicólogo pode realizá-la.

Você tem interesse na aplicação da grafologia nos processos de seleção da sua organização?

Agende um horário, fale com a especialista para entender o melhor momento para adotar a ferramenta. Fale conosco.

Foto da autora do artigo, Maraísa Fonseca Zancheta

Roberta Borrelli

Psicóloga; Especialista em Gestão de Recursos Humanos; Mestra em Gestão Organizacional; Grafóloga; Perita em Grafotecnia e Documentoscopia; Especialista em Grafologia Infantil; Professora da Escola Grafologia Brasil; Docente na graduação e pós-graduação em Psicologia e Administração; Executiva de Gestão de Pessoas da duodot Consultoria.

Meu compromisso é capacitar pessoas a adotarem uma abordagem humanizada, que promova a diversidade, equidade e inclusão (DE&I), a sustentabilidade, lidando com as dimensões do futuro do trabalho, hard e soft skills, com estratégias ágeis, reconhecendo a importância da saúde física e mental dos colaboradores, transformando a área de Gestão de Pessoas em um catalisador essencial para os bons resultados da empresa.

Saúde Ocupacional

Para falarmos de Saúde Ocupacional, no olhar da psicologia, precisamos recorrer à Psicodinâmica do Trabalho, uma abordagem científica que avalia as relações indivíduo-trabalho-organização e se apoia na descrição e no conhecimento das relações entre trabalho e saúde...

1 motivo para usar a Entrevista Por Competências

1 motivo para usar a entrevista por competências é que você encontra quem dá match com sua empresa! A técnica não só ajuda a identificar a pessoa com mais aderência para a função, mas também permite diminuir a rotatividade e por consequência otimiza o investimento em...
Zancheta Monograma