A Origem da Grafologia

A Origem da Grafologia

30 out 2020 | Grafologia

Aristóteles (384 – 322 AC), Demétrio de Faléreo (309 AC), Dionísio (100 AC) e o poeta Menandro relacionaram o caráter com a escrita de maneira profundamente intuitiva, sem nenhum fundamento científico, trazendo ainda mais curiosidade para a origem da grafologia.

Camillo Baldo (1555 – 1635) escreveu o primeiro livro de Grafologia em 1622; “Trattado come de una lettera missiva se conoscono la natura e qualitá dello scritore”, estabelecendo regras que são utilizadas em análises até hoje.

Em 1830, Fladin fundou a primeira escola de interpretação da escrita sendo marco importante relacionado com a origem da grafologia.

Jean Hippolyte Michon (1806 – 1881), publicou no final do século passado o livro “Les Mystères de l’écriture”. Em 1871 publicou o periódico La Graphologie, ainda hoje editado; e criou a Sociedade Francesa de Grafologia. Michon presidiu em 1900 o primeiro congresso de grafologia na França.

A Origem da Grafologia Contemporânea

Fundador da Escola Francesa de Grafologia, Crépieux-Jamin (1858 – 1940) foi considerado o pai da Grafologia Moderna.

É importante ressaltar também que Binet (1857 -1911), investigou aspectos científicos da Grafologia. Em 1895 Wilhelm Langenbruch, fundou uma revista grafológica.

Hans Busse fundou em 1897 uma sociedade dedicada à pesquisa grafológica; e nesta mesma época, Georg Mayer escreveu “Deustsche Graphologische Gesellschaft”.

A Psicologia e a Origem da Grafologia

Wilhem Preyer, através de pesquisas demonstrou que a escrita é um ato cerebral.

Por volta de 1900, Ludwig Klages (1872 – 1956), fundador da Sociedade Alemã de Grafologia, criou sua própria escola baseando-se nos ensinamentos de Michon e Crépieux-Jamin. No Laboratório de Psicologia do Hospital Henri Roussele, foram criadas por Hélene de Gobineau e Roger Perron, as bases da grafometria (quantificação da grafologia através de métodos estatísticos).

Considerado até a metade de nosso século um dos maiores gênios da grafologia moderna, Max Pulver publicou em 1931 seu principal livro “O simbolismo da escrita”. Também neste mesmo ano, Pierre Menard através de seu livro “L’écriture et le subconscient” introduziu na Grafologia os conceitos de Psicanálise.

Discípula de Jung, Ania Teillard, criou um sistema de Grafologia Junguiana através de seu livro “Alma e Escrita”.

Raymond Trillat foi considerado o pai da grafoterapia.

Emile Caille, em 1956 no seu livro “Caractères et Écriture”, introduziu a análise caracterológica (relação entre escrita e caráter) na Grafologia.

Em 1962, no seu livro “La Graphologie par le trair”, criticou o uso da intuição na Grafologia e introduziu um sistema de estudo do traço.

Em 1964, Jacques Salce fundou a Sociedade Francesa de Grafometria.

A Fundação da SOBRAG e a Origem da Grafologia no Brasil

Foi criada em 1979 a SOBRAG – Sociedade Brasileira de Grafologia com sede em São Paulo, tendo como primeiro presidente, já falecido, o psiquiatra Júlio de Gouveia.

Solicite um orçamento e tenha a ferramenta em todos os seus processos de avaliação. Consulte.

Foto da autora do artigo, Maraísa Fonseca Zancheta

Roberta Borrelli

Psicóloga; Especialista em Gestão de Recursos Humanos; Mestra em Gestão Organizacional; Executiva de RH da duodot Consultoria em Gestão de Pessoas.

Gestão de Pessoas (DHO) Com Foco em D&I; Trabalho e Saúde Mental; Gestão Organizacional; Gestão de Mudança (GMO); Gestão Acadêmica; Grafologia; Psicologia Organizacional e do Trabalho.

1 motivo para usar a Entrevista Por Competências

1 motivo para usar a entrevista por competências é que você encontra quem dá match com sua empresa! A técnica não só ajuda a identificar a pessoa com mais aderência para a função, mas também permite diminuir a rotatividade e por consequência otimiza o investimento em...

Gestão de conflito

A gente só pode ser eficiente quando sabe no que precisa ser eficaz! Gestão de conflito é tarefa árdua. Sempre compartilho este pensamento com as lideranças: Ser gestor envolve, também, conhecer as características pessoais de quem compõe seu time para poder delegar,...
Zancheta Monograma